top of page

O TEMPO NECESSÁRIO

  • Foto do escritor: Marcos Brito Psicólogo
    Marcos Brito Psicólogo
  • 19 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

ree

Em conversas com pacientes em alguns contextos, eu pergunto o que eles gostariam de melhorar em suas vidas? E na maioria, a resposta vem em forma de queixas. Algumas delas se repetem e exemplifico: “...falta tempo para fazer tantas coisas...”, “...um dia é pouco para muitas atividades...”, “...o tempo passa tão rápido...”, “...a sensação que fico é igual ao cachorro, correndo atrás do rabo”, “...parece que o tempo não passa...”, “...muitas atividades feitas em meu tempo livre dá uma sensação de vazio...”. De um modo geral, as respostas se resumem em controlar o tempo. Diante disto eu penso e questiono, seria possível ter mais tempo? Pode ele passar mais rápido?


O tempo como acréscimo ou acelerá-lo, não, pois é impossível esticá-lo, o dia tem vinte e quatro horas. A Vida acontece no agora.


Acordamos no agora, trabalhamos no agora, quando se chega em casa é no agora, quando namoramos é no agora, ou seja, a Vida é sempre no agora. É impossível sair do agora. A mente pode viajar para o futuro e para o passado, mas sempre estamos no agora, então isto é muito importante e o destaco como um dos pontos de atenção para otimizar e/ou ter o tempo como aliado.


Para que as pessoas querem mais tempo? De um modo geral, algumas querem para prolongar as férias; para que o show do artista preferido não acabe; que o filho não cresça e se aproveite as fases iniciais do desenvolvimento; para sua paixão ficar mais com você; quando se deseja recuperar o tempo com a pessoa querida que se encontra no leito de morte. Muitas vezes o tempo desejado é para momentos de prazer, satisfação e paixão.

E quando se acredita que o tempo passa muito devagar? Observe se isto já aconteceu em sua história. Quando uma aula no período de formação parece entediante e o sinal não toca para finalização; quando da decisão do campeonato e o time que se torce está vencendo por um escore mínimo e, caso o adversário faça um gol o título será perdido, o relógio parece ter um peso maior; em uma reunião onde pouco se agrega ao conteúdo proposto. O tempo nestas circunstâncias parece uma eternidade.


Quando se tem tempo livre e nenhuma atividade satisfaz, ou parece que não existe nada para se fazer, isto é denominado ócio. Entretanto, o sentido dado a esse termo de forma vulgar remete à noção de folga, de falta de compromissos de trabalho, com o conceito negativo que liga a ideia de ociosidade a imagem de vadiagem e de preguiça. Tudo é uma questão de visão, como você enxerga os seus momentos de ócio?


O tempo não pode ser esticado, ele é uma dimensão em que a Vida acontece. É sempre agora. Diante disto ao invés de acreditar que queremos mais tempo, se faz necessário querer mais clareza, para fazer escolhas mais conscientes, mais sensatas, de maneira a aproveitar da melhor forma possível o momento, o agora que se vive. Este é outro ponto de atenção.


Quanto mais clareza se tem do que deseja na Vida, mais se tem consciência de dizer sim para aquilo que te ajudará na conquista dos desejos, ou não para aquilo que possa atrapalhar, otimizando as chances de escolher com mais sabedoria o que fará no aqui e agora.


Quando se experimenta viver o aqui e agora, sejam momentos de prazer ou responsabilidade, tudo se torna intenso e quando se olha para trás, o sentimento de completude é imenso.


Eu sugiro reflexões, como tem utilizado o seu tempo? As coisas do cotidiano e/ou distrações atrasam a conquista dos seus maiores anseios? Você tem o sentimento de estar correndo em círculos? Você tem a sensação que sempre falta tempo para muitas atividades? Se apropria do ócio para ampliar seus conhecimentos, capacidade de reflexão e criação ou tem o sentimento de que está desperdiçando o seu tempo?


Se você ficou confuso ou mesmo chegou a algumas conclusões e sentiu vontade de esclarecer e/ou aprofundar, então sugiro que faça um trabalho de autoconhecimento. Uma forma disto acontecer é através da Psicoterapia. Marque uma consulta e se dê a chance de experimentar com mais profundidade o processo de se conhecer.

Comentários


Contato

Av. Franz Voegeli, 303, Torre 2, Sala 604,

Osasco - SP, CEP: 06020-190

​​

Tel: +55 11 9 9606 8111

faleconosco@sereser.com.br

  • Facebook Social Icon
Você é o visitante nº

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© 2018 por Ser e Ser. Criado orgulhosamente por Marcos Brito

bottom of page